sábado, 30 de novembro de 2013

Sua empresa está pronta para contratar um estagiário?

Ontem postei no Twitter o seguinte "estagiário não faz empresa, estagiário faz bug ... quer uma empresa forte, contrate bem". Fui exagerado no comentário, generalizei sobre estagiários. Vou falar o que acho sobre o assunto.

Vamos definir um estagiário, provavelmente um jovem estudante sem experiência nenhuma na área que está atuando, a única noção que ele tem é de estudos e pequenas experiências na área. Qualquer coisa diferente disso não é um estagiário. Não quer dizer que ele seja burro, ele é inexperiente e não sabe completamente como aquilo funciona.

 Se você tem uma empresa que está começando pode pensar que é um bom negócio contratar um ou vários estagiários, e que você vai ensinar para eles o que precisam para evoluir e eles tocarão muito bem os projetos de sua empresa. Não duvido que isso possa acontecer, já fui um estagiário e quando comecei a me destacar, eu carregava praticamente um piano nas costas. Quando você vê um estagiário que se destaca pode ter certeza ele é especial e mandará muito bem a vida toda, será um profissional de destaque.

Continuando, se você contratou esses estagiários na realidade pensou em duas coisas (mesmo que não admita): A economia contratar um estagiário em termos financeiros é considerado mais barato para algumas empresas, mas em contrapartida não lembram que eles necessitam de supervisão e dedicação e por isso pedem estagiários “com experiência” (minha opinião o estagiário é inexperiente então essa opção não é válida, pois ele necessita entrar no mercado para adquirir experiência). O segundo ponto é a dedicação para lapidar esse novato e torná-lo um grande profissional na sua empresa e nesse caso, certamente o estagiário contribuirá bastante para o crescimento da sua empresa. Se você for às faculdades certas contratará bons estagiários capazes de se tornar profissionais incríveis em poucos anos.

Mas tem umas coisas que você pode não estar levando em conta, sua empresa funciona com prazos de clientes, ou de investidores, quer dizer, você tem um tempo determinado para fazer o(s) projeto(s) funcionar(em) bem. Com isso o que acontece normalmente é o seguinte, os estagiários estão sendo ensinados enquanto desenvolvem, você imagina que conseguirá colocar a tempo no ar o que foi prometido, por causa da quantidade de pessoas que a equipe tem. No começo funciona, vai sendo entregue o que precisa, você vai ensinando, mas ai percebe que dificuldades começam a surgir, os estagiários não dão conta de uma tarefa e você tem que pegar.

Lembrem, começa atrasando um dia depois mais um e outro, alguém doente, época de provas dos estagiários, etc.. Nem todos os casos são imprevistos, a prova da faculdade vai acontecer o trabalho e eles precisam estudar para passar, alguns vão desistir, outros não, mas ai começa a hora extra, aquela coisa que parece boba e pequena, mas desgasta. Primeiro você pede a ele ficar 1h, depois aumenta 2h, você não tem como pagar a hora extra então promete que eles vão poder tirar uma semana de folga quando isso acabar, ou monta um frigobar com cervejas, ou paga um ou outro almoço, mas você sabe que não vai acabar, sabe que vai entrar em outro projeto e a equipe estará trabalhando no final das contas umas 14hs, faltando a faculdade, dormindo pouco, se entupindo de café e estimulantes para ficar acordado.
Isso é vida? Acredito que seja um aprendizado, mas poderia ser evitando se tivesse contratado pessoas experientes? Não posso dizer, poderia ter falhado mais? Aqueles estagiários eram melhores que se fossem contratados? Como você vai saber.

Outra coisa que quase ninguém conta é que o estagiário pode querer sair, sabe aquela história de a grama do vizinho sempre é mais verde, ele é novo inexperiente evoluiu durante os 6 meses que trabalhou com você, entregou muita coisa, mas será que ele sobrevive no mercado? Ele ficou realmente experiente nesse tempo? Será que o código dele era bom ou macarrônico? Vocês testavam o código? Acho que não, tinha muita coisa para fazer e tinha que correr por que estava atrasado.
Se o estagiário bom da sua empresa saiu é que algo tinha errado, pensa bem, será que ele gosta de trabalhar por dia 14hs e ganhar uma mixaria como salário? Será que ele tá feliz de como está programando? Ele não tem mais tempo de nada, não vai a Dojos, a encontros de programação, não tem mais vida. Os sonhos dele de viajar parecem cada vez mais distantes, quando ele escuta que alguém trabalha remoto, os olhos até brilham.

Qual é meu ponto com esse texto, estagiário não é escravo e muitas empresas fazem isso na cara de pau e ainda conseguem manipular seus funcionários para que continuem escravizados, alguns conseguem se libertar e quando olham para trás não acreditam no que passaram. Se você quer contratar um, contrate, mas tenha ciência que ele precisa de um plano de evolução, sua empresa precisa saber tratar de uma pessoa assim, por que a formação profissional dele vai ser baseada no que ele aprendeu e se aprendeu errado vai ser complicado para ele mudar algumas coisas, então tenha consciência do que está fazendo e não explore as pessoas. Contrate direito, avalie a necessidade e o tempo, se pode investir na carreira de um estagiário, ótimo! Precisamos de empresas que criem oportunidades para pessoas competentes, se você precisa de uma pessoa experiente, tem prazo e não tem tanto tempo disponível assim, busque no mercado pessoas com esse perfil e não um estagiário, as vezes o barato pode sair caro, pense antes de fazer, senão vai acontecer como milhares de empresas e acabar no primeiro ano.

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