domingo, 22 de maio de 2011

Quando usar Beta?

Essa é uma perguntinha chata que deve ecoar na cabeça de muito desenvolvedor e gerente de projeto. Eu tenho uma pequena experiência com os dois lados, já desenvolvi com ferramentas estáveis e também com ferramentas betas.

Meu exemplo de ferramenta estável foi de outubro de 2009 até dezembro de 2010, com o Ruby 1.8.7 e o Rails 2.3.5, aonde trabalho. Fizemos coisas bem legais com essas ferramentas, porém no meio do processo vimos a chegada do Rails3, que em caso de atualizar para nova versão iria modificar muita coisa interna e não valeria apena. Fora que as ferramentas que usavamos estavam migrando rapidamente para a nova versão do Rails3 e assim estagnando nossa ferramenta. Basicamente esse é o mal de usar o estável, suas aplicações podem ficar com código defasado muito rápido pelas mudanças constantes das ferramentas que você geralmente utiliza.

Com ferramenta Beta uso desde dezembro de 2010, uso o Ruby estável 1.9.2, mas uso o Beta do Rails o 3.1.0.beta, usava já antes dele virar "--pre". A vantagem disso? Uso funcionalidades que a maioria das pessoas só vai usar em 6 mêses ou mais, modificações realmente necessárias como as Engines que foram colocadas à pouco tempo. Só que existe um preço, se tiver alguma dificuldade para fazer algo, não tem muita documentação existente, vai ter que saber procurar, em listas, foruns, posts que o pessoal do Core Team participa. Outra dificuldade é que outras Gems que seu projeto depende podem não ser compatíveis com o Framework, quer dizer que você vai ter que meter a mão para ajudar a desenvolver. Esses pequenos contratempos fazem que a conclusão do projeto aumente.

E agora? Quando usar Beta? Não sei, depende do propósito, de tempo, equipe, são muitas variáveis para pensar antes de fazer a escolha. O meu pensamento hoje em dia está mais da seguinte forma:
Se for uma ferramenta que me ajude, uso Beta, mais tempo para trabalhar já que provavelmente irá ter muita coisa para fazer. Tendo o cuidado certo não vai ficar ultrapassada.
Se for um site simples, uso estável, sem demora usando gems estáveis que irão me ajudar na conclusão rápida do projeto.
Basicamente o que vai fazer você usar estável ou Beta é o tempo que irá ter que fazer aquela tarefa e que grau de complexidade ele pode vir a ter.
Espero ter ajudado, até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário