domingo, 19 de junho de 2011

Devise x Authlogic

Aviso aos navegantes que essa é a minha opinião, aconteceu comigo e só estou passando minha experiência para outros devels como eu, então não me julguem, posso estar falando alguma merda, mas pelo que conversei com alguns colegas eles tem uma opinião parecida.

Devise é uma ferramenta FODA, mas tem que saber muito bem que tipo de projeto irá utiliza-la. Se for um projeto rápido que você não quer perder tempo nele, vai ser pequeno, é feijão com arroz, utilize o Devise por que já está pronto. Não perca tempo reinventando a roda ela está pronta, utilize.

Se o seu projeto tiver que ter uma personalização maior, por que o cliente pediu algo diferente, usa o Authlogic. Com o Devise poderá ter dor de cabeça dependendo do que o cliente pedir, fora que pode acontecer dele não fazer tudo que você espera, ou ele fazer demais. Considero que o Devise como muitas outras ferramentas foi feita com um propósito e ele foi atingido com sucesso, mas para a sua utilização ele tem que se encaixar no seu modelo de negócio, já que varia de empresa para empresa. Não quer dizer que você esteja fazendo errado, e sim está fazendo da forma que acredita ser a correta.

Estou dizendo isso por que tive dois projetos que erramos na escolha pelo Devise que fazia muito mais do que precisávamos, depois tivemos que retirar e colocar o Authlogic. Hoje temos uma gem feita com o sistema de Engines do Rails 3.10.beta que com uma linha no terminal instala tudo que precisamos e configura, ela é específica para os nossos interesses por isso a utilização do Devise foi descartada por completo, mas não quer dizer para você não possa utilizar. Planejamento é muito importante para não ter dor de cabeça em uma troca mais tarde. Nosso caso trocamos, sendo que tínhamos um projeto em produção então imagine o trabalho que foi, tivemos que mexer em migração, banco de dados, modelo, nossa da calafrio até de lembrar.

Ps.: Demorei pra postar algo por causa da famosa faculdade, já pensei em alguns posts maneiros para fazer.

Até a próxima!!

5 comentários:

  1. Essa gem que fizeram é pública? Se for manda o link!

    ResponderExcluir
  2. Não é púbblica, é específica para a nossa utilização, mas eu posso extrair o que for comum a todos e colocar no github.

    ResponderExcluir
  3. vc ta falando dakele modelo q o Ryan Bates usa no epsodio 270 do RailsCasts?

    ResponderExcluir
  4. Marcelinho Avelar, não entendi sua pergunta.

    ResponderExcluir
  5. No epesodio 270 do RailsCasts o Ryan Bates mostra um esquema de autentição, meio que nativo do Raails 3.1, so que agora lendo novamente a resposta ao primeiro comentario do artigo vi q vcs fizeram uma gem propria...

    ResponderExcluir