segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Não sabe um caminho para seguir na programação? tente este aqui, parte 4/6

Por que fazer teste ?
 
Depois de um tempo sumido sem postar estou voltando, parte foi culpa da
faculdade, outra parte foi um pouco de preguiça, mas vamos ao que interessa
que é teste.
Eu já dei um exemplo de teste no post que faço o exercício do fizzbuzz. No mundo
Ruby existem várias ferramentas que o auxiliam em um desenvolvimento com
teste, que é muito forte na comunidade Ruby, e com toda essa força acaba
influenciando no framework mais utilizado que é o Rails, ele vem com um
ambiente de teste unitário integrado, eu conheço duas técnicas utilizadas em
teste, uma é TDD e a outra é BDD, o exemplo fizzbuzz que mencionei acima utiliza TDD.

TDD => testa método, você vai verificar se o seu método está retornando o valor
certo utilizando o teste, é útil por que você não vai ficar precisando cadastrar um
monte de clientes de formas diferentes, simulando erros por exemplo.

BDD => testa comportamento, é se a ação que seu cliente efetuou tem o comportamento esperado.

Não importa qual técnica você gosta mais de usar, o importante é que use, por
exemplo, eu estou gostando de usar BDD acho mais útil, mas isso é gosto e posso
mudar de opnião a qualquer momento sobre isso, se achar que BDD não
atende o que preciso.
Atualmente utilizo o RSpec para fazer alguma coisa com teste, ainda estou
estudando, lendo documentações, posts e vendo algumas vídeo aulas sobre o
assunto, acho muito interessante ele ser aplicado no desenvolvimento por ajudar
na documentação e na verificação de erros em lugares que você achava que seu
código não iria quebrar, não é fácil se acostumar a fazer teste antes de
programar, mas com o tempo você acostuma, e se acha que sua missão vai ser
difícil, não tem muita ideia do que fazer nela, utilize o IRB antes, de uma
clareada na mente e depois volte aos testes.
Na empresa que trabalho estamos fazendo um grupo de estudos chamado Forkin
Cidadelas, onde qualquer pessoa pode ir participar, ou pode participar
remotamente(em testes ainda) estamos vendo Rails3 e fazendo as aplicações com
teste, está no começo, e até meio bagunçado mas já é um começo, entre na lista
do rubyonrio para saber mais informações.
Então pesquise um pouco sobre testes, é interessante e cada vez mais está sendo
pedido em CVs de empresas de software, não fique para trás nessa, e teste não é
exclusividade de Ruby, a maioria das linguagens deve ter, eu conheço várias que
tem, então não perca tempo e vá estudar. Depois que eu conseguir acabar a saga
irei fazer sempre exercícios com testes, irei falar mais sobre o assunto.
O próximo post da saga é "O que é NoSQL", até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário