quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Não sabe um caminho para seguir na programação? tente este aqui, parte 1/6

Por que eu acho interessante este caminho, simples, envolve ótimas tecnologias presentes no mercado de trabalho e que só cresce em número de interessados, aumentando o número de interessados aumenta o número de desenvolvedores delas, assim elas melhoram cada vez mais com o passar do tempo.
Vou falar 6 assuntos que vai te interessar.
Linha de comando é um maior barato, use Linux.
A cultura por trás do Ruby on Rails.
Técnicas Agile é o que você precisa para se organizar.
Por que fazer teste ?
O que é NoSQL ?
Comunidades, não tenha medo delas, elas só existem para ajudar.


Linha de comando é um maior barato, use Linux

Se eu disser que o Linux é muito fod..., e pode usar que você não vai se arrepender, vou te convencer ? acho que não, mas já vou dando o alerta se você adora Windo...(não gosto de escrever palavrões e nem palavras escrotas no meu blog) é melhor parar de ler essa parte e ir pra outro post desta saga, não quero nenhum doido por Windo... me xingando mais tarde.
Agora sim, se você é desenvolvedor, vai ser muito mais respeitado no meio desenvolvendo no Linux, por que se você desenvolve no Windo... , ou tem muita coragem, ou gosta de sofrer. 
Mas vamos falar o que interessa, Linux é um ótimo ambiente de desenvolvemento por que é feito por uma comunidade que programa por que gosta, quer se desenvolver, não se contentam com coisas pequenas, não são viciados em trabalho e sim em desafios. Se você vier falar que "Linux só usa linha de comando", ou "é muito difícil", ou "eu não consigo instalar a Velox", ou "não da pra jogar no Linux", entre outras coisas, vou te dizer somente uma coisa, TA NA PROFISSÃO ERRADA, VAI TRICOTAR, mas parece ser algo bem mais difícil que usar Linux..
Não tem desculpa, existem milhares de sites que te ensinam o que você precisa para usar o Linux, fora que tem um site de busca muito bom chamado Google, conhece ? Então, é só procurar, e te garanto uma coisa você vai aprender muito e vai descobrir que Linux não é um quebra-cabeça, fora que você pode escolher a distribuição que combina mais com o seu perfil, ou criar a sua própria. 
A maioria dos sevidores na web são Linux, por que será né ? Será por que é um SO mais confiável ? É, por que depois que eu mudei pra Linux nunca mais pensei em vírus.
Não utiliza desfragmentador de disco, existe um sistema de arquivos que grava de uma forma inteligênte, utilizando melhor o espaço disponível.
Não tem aquelas mensagens idiotas de erros que não te ajudam em nada, e sim mensagens que te explicam o problema e na maioria dos casos baixa o pacote necessário para funcionar.
Programas menores e melhores, por serem feitos por pessoas que sabem do que precisamos, seus próprios usuários.
Atualizações quase que diárias, não só para corrigir bugs, como para melhorar o sistema.
Não vai ver tela azul do nada. 
Instala rapidinho e se da muito bem com outros SO's instalados com ele.
É de graça, então você não precisa ficar com aquele peso na conciência que comprou uma cópia pirata que não funciona direito.
E ai te convenci ? senão, faz o seguinte, pesquisa um pouquinho sobre Linux que você vai ver como é interessante, linha de comando não morde e faz um bem danado quando é bem utilizado, fora que o Linux tem uma parte gráfica muito interessante e fácil de usar, se você tem medo de migrar direto se para um pedacinho do HD pra ele, e vai mexendo de vez em quando, eu sei que você não vai se arrepender e vai descobrir quanta coisa legal ele tem para oferecer.
O próximo post vai ser bem legal vou continuar a saga "Não sabe um caminho para seguir na programação ? tente este aqui, parte 2/6" que vou falar de "A cultura por trás do Ruby on Rails", se você não sabe o que é não perca, vou explicar de uma forma bem legal o que é Ruby, o que é Rails, como eles trabalham juntos e o que é está tal cultura.
Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário